Nossa Missão
Trazer ao produtor de malhas de Tricot e para quem gosta da arte de tricotar, o máximo de informações, dicas, novidades, tendências e sobre todos os processos que envolvam, desde o estilo e criação de um produto, passando pelas fases da confecção até sua finalização, para chegar a um produto de excelência.
O que Fazemos?
Buscamos, através de pesquisas, entrevistas, visitas em indústrias têxteis, visitas em feiras têxteis nacionais e internacionais, informações relacionadas a malharia tricot, com a finalidade de disponibilizar esse material e todas as novidades que possam lhe ajudar a se diferenciar no mercado.
Quais são nossos Produtos?
Vamos falar e apresentar vários tipos de matéria prima que possa compor uma peça de tricot, mostrando fiações nacionais, o que podem oferecer, fios importados, o que as máquinas retilíneas de tricot eletrônicas estão trazendo de novidades para o mercado nacional, dicas dos insumos para a confecção das peças e também das máquinas de costura.
Pinotti Fios
Uma história que começou a mais de 35 anos até chegar na Pinotti Fios.
Seu avô, Ênio Pinotti, iniciou sua pequena produção de malhas em tricot no ano de 1974, com apenas 01 máquina retilínea manual da Coppo, finura 07, na cidade de Campos do Jordão e uma loja de nome Malharia Pinotti
Foi em agosto de 1984, que Luiz PINOTTI começou a trabalhar com seu avô como tecelão da malharia, aprendendo a tecer manualmente as clássicas blusas em jacquard. Na sequencia aprendeu todas as etapas da confecção, até a entrega dos produtos finalizados.
A paixão pelo tricô foi crescente e querendo aprender cada vez mais, se aprimorar através de cursos que mudaram sua trajetória na indústria do tricô.
Pelo SENAI de São Paulo, fez o curso de Mecânico e Manutenção de máquinas de Confecção, também nessa mesma instituição fez o curso de modelagem e confecção em malharia tricot.
Em 1989, Pinotti comprou uma máquina Passap, Suíça, para sua malharia e foi convidado a ser o representante dessas máquinas. Surgiu então a Pinomac do Brasil, que marcou época em Campos do Jordão, levando para a cidade a representação das máquinas de tricot Maco Coppo e a Passap, com assistência técnica, revenda de peças e acessórios.
As primeiras representações de máquinas eletrônicas e fios, foram a Stoll e os fios Diana, tendo sido mecânico e programador dessas máquinas.
Em janeiro de 1997, percebendo as mudanças do mercado nacional à época e a forte tendência de crescimento da indústria do tricô no Sul de Minas, Pinotti e família se mudam para Águas de Lindóia-SP, trazendo a representação dos fios Diana e a representação das máquinas PROTTI, italiana.
Um ano depois, foi convidado a integrar o quadro de vendedores da Sell Mac, representante no Brasil das máquinas japonesas Shima Seiki, do nosso saudoso Sr. Esteban Scheinik, onde permaneceu por 10 anos.
Ampliando suas representações, trouxe ao mercado regional, os Fios Especiais da Trifil, que tanto sucesso fizeram no mercado nacional do tricô.
Com o fechamento da fiação Trifil em 2012, surge a necessidade da importação de fios especiais e nesse momento o Pinotti, junto com empresários do Sul de Minas e outros do Sul do Brasil, iniciaram a importação de fios especiais para malharia, surgindo então a PINOTTI FIOS.
Com todo esse conhecimento acumulado, Pinotti, vem com a proposta de criação deste site voltado para todo tipo de informação sobre fios nacionais e importados, máquinas têxteis retilíneas, máquinas de confecção, informações sobre tendências, calendário de feiras, eventos e um canal de bate papo, para transferência de conhecimento e informações em Tricô.